quinta-feira, 30 de maio de 2019

Capela do Senhor da Pedra, Vila Nova de Gaia

https://www.behance.net/bjsf

Com o calor a voltar, decidi ir passear e ir até à Capela do Senhor da Pedra. Um local envolto em história e mistério. Situa-se na Praia de Miramar, freguesia de Gulpilhares no concelho de Vila Nova de Gaia. Construída pelas mãos dos próprias Gulpilharenses no século XVII, sendo restaurada em 1996.

Destaca-se por estar encrostada nos rochedos que estão à sua volta, quase parecendo fazer parte deles. Segundo se consta, é a única igreja de costas viradas para o mar, por isso diz-se que "pertence tanto à terra, como ao mar". 

Capela de planta hexagonal, em que nas suas paredes exteriores contêm dois painéis. O do lado direito tem gravado: "A origem do núclo populacional de Gulpilhares remonta a maior antiguidade como bem se demonstra com o notável espólio arqueológico que nesta região tem sido achado". No painel da esquerda está gravado: "O local onde se levanta esta capela do Senhor da Pedra é certamente o mais antigo lugar de culto da freguesia antes de nele se celebrar a Cristo seria altar pagão".

https://www.behance.net/bjsf

Com o painel da esquerda como referência, supõe-se que, antes de pertencer à igreja católica, era um local de adoração pagã, provavelmente a divindades naturalistas. Hoje em dia ainda é possível ver, com alguma frequência, pessoas a realizarem rituais pagãos nas traseiras da igreja, sendo estes vistos como "bruxaria" ou "feitiçaria".

Segundo a lenda que existe sobre o local, quando os habitantes locais começaram a construção da capela, no terreiro, uma luz aparecia frequentemente a pairar sobre os rochedos. Esses clarões foram interpretados pelos locais como um sinal de Deus e decidiram construir a capela nos rochedos e não no local que foi inicialmente pensado.

Existem outras crenças ligadas ao local. Uma destas é sobre a imagem de Cristo que, segundo os antigos, terá ido ali parar vinda do mar e pousou sobre aquele rochedo. Daí o seu nome "Senhor da Pedra". A outra crença é sobre uma marca, que existe gravada num rochedo, que os habitantes acreditam pertencer ao boi bento (boi que aquecia o menino Jesus na manjedoura) que por lá passou

Para quem gosta de uma excelente praia e de visitar um lugar envolto em mistério, este é o local a visitar!

https://www.behance.net/bjsf


Sem comentários:

Enviar um comentário