Para aproveitar um dia em grande e conhecer melhor uma parte histórica da cidade do Porto, decidi explorar a Igreja e Colégio de São Lourenço, ou, como é conhecido popularmente, Igreja dos Grilos.
Este é um conjunto de edifícios religiosos construídos pelos jesuítas em 1577 em estilo maneirista barroco-jesuítico. Lá podemos visitar a Igreja, o Museu de Arte Sacra e Arqueológico e as Torres.
A Igreja é composta por nave com capelas interligadas de ambos os lados, transepto iluminado por duas grandes janelas e a capela-mor demarcada por um imponente arco triunfal de ordem jônica.
O Museu de Arte Sacra e Arqueologia, como é designado desde 1970, está situado numa ala seiscentista do antigo Colégio de São Lourenço. A antiga portaria, a escadaria de acesso o grande salão e corredor abobadados, em granito, ajudam a ambientar as obras aqui expostas. Também se pode encontrar vários objectos que resultaram de intensa actividade arqueológica. A colecção é rica e variada, onde podemos encontrar objectos desde a pré-história até ao fim do domino Romano em Portugal, dando uma visão sobre a evolução das transformações culturais ao longo destes períodos.
As Torres, depois de subir as escadas um pouco "apertadas", chegando ao topo somos brindados por uma vista incrível, valendo a pena a subida.
Andar pela Igreja e pelos corredores, respiramos história. Um local que vale a pena visitar de uma ponta à outra!
Horário de Visitas:
- Das 10h às 13h
- Das 14h às 18h
Preço:
- Adultos: 3€
Sem comentários:
Enviar um comentário