segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Ilha Terceira: O Regresso ás Origens

https://www.behance.net/bjsf

Este Verão, e sem ter planeado, regressei ao local que me viu nascer. Infelizmente não estive muito tempo lá para explorar e escrever sobre os diversos locais magníficos que lá podemos encontrar, mas fica prometido que regresso com a câmara e bloco de notas para vos contar tudo!

Anteriormente conhecida como Ilha de Nosso Senhor Cristo das Terceiras, foi em tempos o centro administrativo dos Açores. É a segunda ilha mais habitada dos Açores, sendo dividida por dois concelhos, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.

https://www.behance.net/bjsf

O centro Histórico de Angra do Heroísmo é classificado, desde 1983, como Património Mundial pela UNESCO. É uma cidade rica em história, onde podemos visitar o Convento de São Francisco de Angra, que actualmente alberga a principal unidade museológica da ilha e o Museu de Angra do Heroísmo; Igreja do Santíssimo Salvador da Sé (mais conhecida como Sé de Angra do Heroísmo), considerado o maior templo do arquipélago; Fortaleza de São João Baptista, uma das mais vastas fortificações remanescentes na actualidade e, no seu interior, podemos encontrar diversos edifícios e monumentos; Monte Brasil, um cone abatido de um antigo vulcão extinto, tendo a sua caldeira rodeada por quatro picos (Pico das Cruzinhas, Pico do Facho, Pico da Quebrada e o Pico do Zimbreiro), encontrando-se classificada como Reserva Florestal de Recreio; Alto da Memória, com uma vista magnífica da cidade; e muitos mais locais que se estivesse aqui a numerar todos demoraria horas.



https://www.behance.net/bjsf

A cidade da Praia da Vitória é moderna, pois Angra do Heroísmo não pode sofrer alterações no seu centro, mas não deixa de ser uma cidade incrível de se visitar, podendo lá se encontrar a Igreja de Santa Cruz, possui um belo portal gótico do século XV, ímpar nos Açores, uma porta lateral em estilo manuelino e no seu interior sobressai o altar-mor de telha dourada; a encantadora Igreja do Senhor Cristo das Misericórdias, que contêm no seu interior uma imagem de grande devoção na ilha que, segundo a tradição, apareceu numa caixa a boiar na costa; Império da Caridade, onde é distribuído pão e vinho durante as festas; Praia Grande, um dos maiores atractivos da cidade; Miradouro do Facho, com uma vista espectacular da baía e da cidade da Praia da Vitória e onde está localizado um monumento à padroeira da cidade, Imaculado Coração de Maria; e muitos mais locais a visitar.


https://www.behance.net/bjsf

Mas não pensem que só vale a pena visitar as cidades e freguesias. O interior da ilha está repleto de uma beleza incrível e locais únicos! O Algar do Carvão, cçassificado como Monumento Natural Regional, é antigo vulcão em que podemos descer até cerca de 100 metros de profundidade e observar estalactites únicas no mundo e uma lagoa subterrânea; Gruta do Natal, localizada por baixo da Lagoa do Negro; Serra do Cume, onde somos brindados com a vista da famosa "manta de retalhos", Lagoa das Patas, uma pequena lagoa com os seus famosos habitantes: os patos; e muitos locais incríveis de se visitar! Os habitantes das ilhas têm um enorme orgulho nas suas paisagens e monumentos, preservando-os sempre.


https://www.behance.net/bjsf

Como disse no início, fica prometido o regresso onde irei visitar estes locais para fotografar e, se possível, filmar para mostrar tudo a vocês.

https://www.behance.net/bjsf

Sem comentários:

Enviar um comentário